Sobre mim

Marcelo Serpa



Nas últimas décadas, desde 1994, por seu envolvimento em projetos eleitorais e políticos, Marcelo Serpa dedicou-se intensamente a estudos e pesquisas nas áreas de comunicação, marketing, pesquisa, estratégia e gestão das mudanças da opinião pública.

No início, incentivado pelo professor Cid Pacheco – pioneiro do marketing eleitoral brasileiro, e atualmente ao lado dos melhores especialistas da nossa comunicação eleitoral, Marcelo Serpa conta centenas de planejamentos, desenhos, execuções, acompanhamentos e coordenações de campanhas de comunicação política e eleitorais, no Brasil e no exterior.

É assessor e consultor editorial, autor, colunista, conferencista, professor, pesquisador e consultor nas áreas de comunicação, propaganda e marketing, opinião pública, pesquisa e ciência eleitoral (psefologia).

Aqui você vai poder conhecer um pouco mais sobre essa trajetória.

Histórico

N o mercado desde 1983, Marcelo Serpa representa a terceira geração de publicitários que integra a cadeia de transmissão de conhecimento das primeiras eleições brasileiras com orientação mercadológica.

Em 1993, forma uma associação técnica com Cid Pacheco e funda o Instituto CPMS de Comunicação.

A partir de 2008, ano de falecimento do saudoso professor, Marcelo Serpa segue atuando ao lado dos melhores especialistas do Brasil e da América Latina. Conta hoje com dezenas de projetos eleitorais bem sucedidos em seu currículo.

Doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ, especialista em marketing pelo programa avançado de marketing da ESPM e bacharel em ciências econômicas pelas Faculdades Integradas Bennett do Rio de Janeiro.

Integra o corpo docente de graduação da Escola de Comunicação da UFRJ, onde ministra disciplinas para os cursos de publicidade e propaganda, entre elas Comunicação Política-Eleitoral, e coordena o Núcleo de Marketing da ECO. É ainda pesquisador do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Comunicação e Cultura da ECO-UFRJ e do Núcleo de Inclusão Social do IFCS-UFRJ.

Professor convidado da Fundação Getúlio Vargas, do Centro de Estudos de Pessoal do Exército, do CESMAC e de diversas universidades, e conferencista de congressos, seminários e encontros de comunicação no Brasil e na América Latina.

Marcelo Serpa é professor e pesquisador da UFRJ, consultor de marketing eleitoral no Brasil e no exterior, com formação em economia, marketing, comunicação e cultura.

Quisque lorem tortor

Curabitur et ligula

A liquam fermentum in, dolor. Pellentesque facilisis. Nulla imperdiet sit amet magna. Vestibulum dapibus, mauris nec malesuada fames ac turpis velit, rhoncus eu, luctus et interdum adipiscing wisi. Phasellus erat ac ipsum. Integer aliquam purus. Quisque lorem tortor fringilla sed, vestibulum id, eleifend justo vel bibendum. Cum sociis natoque penatibus et ultrices volutpat.

Nullam wisi ultricies a, gravida vitae, dapibus risus ante sodales lectus blandit eu, tempor diam pede cursus vitae, ultricies eu, faucibus quis, porttitor eros cursus lectus, pellentesque eget, bibendum a, gravida ullamcorper quam. Nullam viverra consectetuer. Quisque cursus et, porttitor risus. Aliquam sem. In hendrerit nulla quam nunc, accumsan congue. Lorem ipsum primis in nibh vel risus. Sed vel lectus. Ut sagittis, ipsum dolor quam.

O professor e consultor Marcelo Serpa é filiado a diversas associações e sociedades de estudos, tais como: ABCOP - Associação Brasileira de Consultores Políticos, ALACOP - Asociación Latinoamericana de Consultores Políticos, ALAIC - Associação Latino Americana de Investigadores em Comunicação, ALICE - Asociación Latino Americana de los Investigadores de Campañas Electorales, POLITICOM - Sociedade Brasileira dos Profissionais e Pesquisadores e de Comunicação e Marketing Político.
associações