Alegorias Políticas: da carnavalização à espetacularização (Marcelo Serpa, 2009)

Professor Marcelo Serpa, D.Sc. (1961- )
14/10/2013
Democracia e Propaganda Eleitoral. PACHECO Cid (1986)
15/10/2013

ALEGORIAS POLÍTICAS: da carnavalização à espetacularização da política, da propaganda político-eleitoral e da eleição contemporâneas.

Trabalho apresentado no GP Publicidade e Propaganda do IX Encontro dos Grupos / Núcleos de Pesquisa em Comunicação, evento do XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em setembro de 2009, pelo Professor Marcelo Serpa da Escola de Comunicação da UFRJ.

Resumo
A partir do conceito de carnavalização do pensador russo Mikhail Bakhtin, proposto na introdução de sua obra A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais, procura-se elencar questões, talvez hipóteses, e caminhos possíveis a respostas para a massa de interrogações, perplexidades e contradições que envolvem a política, a propaganda político-eleitoral e a eleição contemporâneas. Como se relacionam carnavalização, propaganda, virtualidade e espetacularização, política e eleição contemporâneas.

Palavras-chave
Carnavalização; eleição; espetacularização; política; propaganda.

SERPA, Marcelo H. N.
ALEGORIAS POLÍTICAS: da carnavalização à espetacularização da política, da propaganda político-eleitoral e da eleição contemporâneas.
Rio de Janeiro: Intercom / ECO/UFRJ, 2009.

Leia Aqui