Atendimento para PP – ECW005 – (2015 1) – Prof. Serpa

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Escola de Comunicação – ECO / UFRJ
Comunicação Social – Complementar


ECW005 – Atendimento para PP  – Hab. Publ. e Propaganda (60 h)

SALA: Segundas – 126
Terças 108

HORÁRIOS:
Segundas e Terças-feiras, das 07h30 às 9h10

PROFESSOR:
Marcelo Serpa


EMENTA DO CURSO:

Estudo das técnicas, expressões e linguagens em publicidade e propaganda com ênfase nas funções do atendimento publicitário.  A comunicação e o marketing. A relação cliente-agencia. O briefing publicitário. O planejamento. O anúncio na mídia impressa e eletrônica. Noções de Avaliação de Campanhas Publicitárias.


OBJETIVOS:

Transmitir informações básicas sobre técnicas, expressões e linguagens no processo integrado da publicidade da propaganda e do marketing visando propiciar ao discente:
a) Conhecimentos básicos da comunicação, propaganda e marketing e suas breves histórias;
b) Compreensão sumária da estrutura e da dinâmica da comunicação, publicidade, propaganda e marketing e seus processos;
c) Conhecimento e entendimento da estrutura e da dinâmica das agências de propaganda e seus processos;
d) Conhecimento e entendimento das informações mercadológicas, publicitárias e das técnicas de briefing;
e) Elementos para a avaliação técnica da peça de publicidade e propaganda quanto às suas expressão e linguagens.


PROCESSOS DIDÁTICOS:
a. Exposições;
b. Projeção de data show;
c. Exibição de peças publicitárias impressas e eletrônicas;
d. Exercícios de treinamento de percepção e testes de avaliação de peças publicitárias.


INSTRUÇÕES METODOLÓGICAS:
a. Apresentação integrada dos assuntos de Propaganda e Marketing, evitando a dicotomia dos dois processos;
b. Opção pelo máximo de informação em detrimento da redundância;
c.  Alternância da exposição teórica com apresentação de casos reais exemplificando a aplicação conceitual;
d. Esquematização gráfica dos conceitos (sempre que possível).

PROGRAMA:
Unidades Didáticas / Objetivos específicos / Conteúdos:

1. HISTÓRIA: O Anúncio e pré-história da publicidade
1.1 Antecedentes publicitários: suas primeiras manifestações
1.2 Imprensa e Revolução Industrial
1.3 Surgimento das Agências de Publicidade

2. O PROCESSO DA PROPAGANDA
2.1 Definições. Aspectos etimológicos e semânticos.
2.2 Descrição do campo. Conceitos de Altro-orientação.
2.3 Descrição dos campos internos da Propaganda (planejamento, criação, veiculação, produção e administração)
2.4 Revisão do Processo da Propaganda
2.5 Tipologia da Propaganda (quanto à natureza, ao ciclo de vida do produto)
2.6 Fundamentos do processo psicológico do anúncio
2.7 Tipologia do anúncio

3. ATENDIMENTO E NOVOS NEGÓCIOS
3.1. Definições possíveis
3.2. Objetivos
3.3. Funções

4. INFORMAÇÃO
4.1 Informação mercadológica
4.2 Informação publicitária
4.3. Briefing – conceito e modelos.

5. TEORIA GERAL DO ANÚNCIO: conhecer as bases técnicas das linguagens do anúncio
5.1 Fundamentos psicológicos do processo processo do anúncio.
5.2 Tipologia do anúncio.
5.3 Papel e lugar da Criação no processo da Propaganda (recapitulação sumária).
5.4 Definição do Anúncio.
5.5 Princípios gerais da Linguagem do Anúncio: subjetividade, percepção, empatia, quantidade crítica de informação, prazer e relação Produto-Consumidor.
5.6 Estratégias criativas do anúncio: notícia de produto, imagem (de marca), USP, tendências contemporâneas.
5.7 Táticas de abordagem do anúncio: racional, emocional, moral
5.8 Anúncios e tendências contemporâneas: inversão do marketing, pertinência, convergência e interatividade

6. Avaliação de anúncios / campanhas
6.1 Relatório técnico: aprovação x reprovação (total, parcial, recomendações de ajustes)
6.2 Exercícios de avaliação de anúncios / campanhas


AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM:
Os alunos matriculados são submetidos a um Plano de Trabalhos Práticos que objetiva avaliar a aplicação direta dos conceitos teóricos expostos ao longo do período, através de treinamento elementar especialmente na avaliação de peças de comunicação, mas também na execução de tarefas concernentes à sua criação e execução, com ênfase no planejamento e na avaliação.

Para cada trabalho proposto, basicamente, os alunos executarão as fases principais da atuação publicitária, quais sejam, a coleta de informações mercadológicas e publicitárias, elaboração e/ou interpretação do briefing e a avaliação.

Ao final do curso os alunos apresentaram seus trabalhos para efeito da sua avaliação no curso.

De maneira geral, os trabalhos propostos serão previstos para realização em Duplas e em Grupo (de até 06 alunos).

Os trabalhos serão propostos ao longo do curso.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

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CABRAL, Plinio. Propaganda: técnica da comunicação industrial e comercial. São Paulo: Atlas, 1977. 166 p.

DOMINGUES, C. A. Elementos de Propaganda. Rio de Janeiro: PN, 1959. 106 p.

DUAILIBI, Roberto. SIMONSEN, Harry Jr. Criatividade e marketing. São Paulo: M.Books, nd. 216 p. Ver: http://www.criatividade-marketing.com.br/livro.html e  http://www.criatividade-marketing.com.br/download/regua.html

FALCÃO, Angela (Org.).  Publicidade ao vivo. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991. 190 p.

HASS, C.R. A publicidade. Lisboa: Pórtico, 1985. 442 p. Ver: http://www.coisas.com/A-Publicidade-Pratica—C-R-Haas,name,217706357,auction_id,auction_details

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KOTLER, Philip. KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 14a Ed. São Paulo: Pearson Education, 2012.
Ver: https://www.pearson.com.br/produtos_detalhes.asp?id_p=0&livro_cod=9788581430003&pag_id=3&area_pai=21

LAMPREIA, J. Martins. A publicidade moderna. Lisboa: Presença, 190 p.

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PREDEBON, José (Org.). Curso de Propaganda: do anúncio à comunicação integrada. S. Paulo: Atlas, 2004. 216 p.

PREDEBON, José (Org.). Propaganda: profissionais ensinam como se faz. São Paulo: Atlas, 2000. 223 p.

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RIBEIRO, Júlio (Org.) Tudo o que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar. São Paulo: Atlas, 1985. 430 p.

SALVAT. A Publicidade. Rio de Janeiro: Salvat, 1980.
Ver: http://www.estantevirtual.com.br/sebocapricho/Editora-Salvat-A-Publicidade-132746683

SANTANNA, Armando. ROCHA JR., Ismael. GARCIA, Luiz Fernando Dabul. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Cengage, 2008. 438 p.
Ver: http://www.cengage.com.br/ls/propaganda-teoria-tecnica-pratica-8a-edicao-revista-e-ampliada/

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VERGNIAUD, L. Curso básico de publicidade. Rio de Janeiro: Tecnoprint. 132 p.
Ver: http://books.google.com.br/books/about/Curso_elementar_de_publicidade.html?id=WncmHQAACAAJ&redir_esc=y