Atendimento (Simões, 1976)

Atendimento (Lampreia, 1983)
15/03/2015
Comunicação publicitária (Simões, 1976)
15/03/2015
Show all

Pág. 286

Atendimento

O profissional responsável pela Conta dentro da Agência ou pela Agência no escritório do Cliente, originariamente é um Contato. Ele dá expressão ao atendimento ou, em outras palavras, o afunila.

O Chefe-de-Grupo, é um Contato que tem a responsabilidade de atender a um Grupo de Contas ou uma Conta de grande porte, com um, dois ou mais Contatos (aspirantes a chefes) ou Assistentes (aspirantes a Contato).

O Chefe-de-Grupo, ou Diretor-de-Conta, ou Gerente-de-Conta, ou Supervisor é Contato como o general é soldado ou o papa é padre.

O Assistente de Contato é o recruta que ainda não passou a pronto.

Em algumas Agências os grupos de atendimento direto são formados por Contatos e/ou Assistentes, Secretária e Chefes-de-Grupo.

Acima destes há Supervisores, que respondem à Diretoria. 

Noutras, o título de Supervisor corresponde à chefia-de-grupo, rtendo sob si Contatos e/ou Assistentes e Secretária. E ainda se usa Gerente ou Diretor-de-Conta como sinônimo de Chefe-de-Grupo.

[…] O Contato profissionalizou-se e passou a ser um especialista que conhece marketing, domina as técnicas de comunicação faz incursões (de reconhecimento) no mercado, analisa pesquisa, avança conceitos, relaciona-se com veículos, e entra na intimidade de seus números, seu conteúdo e comportamento e – isso é importante – planeja e, mais importante ainda, põe o plano em movimento.

SIMÕES, Roberto. Comunicação publicitária. São Paulo: Atlas, 2a Ed., 1976. 390 p.