Comunicação em política (Cid Pacheco e Marcelo Serpa, 1996)

Disk Voto
15/05/1996
Soluções interativas em marketing eleitoral (Marcelo Serpa, 1996)
12/11/1996

Material de apoio para disciplina de Comunicação Política Eleitoral

Instâncias e funções da Comunicação na Política

C e P 1

Em Política, a Comunicação atua em instâncias e funções diferenciadas:

  • A função de Comunicação atua como função estrutural, tem a Política como instancia principal e como instrumento a Comunicação Política, e a Eleição como instância subordinada e como instrumento a Comunicação Eleitoral.
  • Já a função de Propaganda atua como função instrumental, tendo na Política a instância principal e como instrumento a Propaganda Política, e a Eleição como instância subordinada e como instrumento a Propaganda Eleitoral.

 

I – Comunicação Política, definição:

É o complexo (totalidade) das mensagens que circulam num sistema político, originadas interna ou externamente (a esse sistema), mas interagindo entre sí, com o sistema e com o ambiente social, em realimentação permanente (relação circular de causa e efeito), condicionando e determinando a sua dinâmica (do sistema).

C e P 1_1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

II – Propaganda Política, definição:

Função da Comunicação Política constituida pela difusão deliberada e sistemática de mensagens de natureza persuasiva, objetivando (específicamente) influenciar opiniões, induzir a comportamentos, formar imagens e produzir atos e efeitos, em públicos, espaços e tempos predeterminados.

C e P 1_2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

III – Comunicação Eleitoral, definição:

Instância da Comunicação Política concernente (amplamente) explícita ou implicitamente ao processo eleitoral (lato sensu) considerado em todos os seus aspectos, tempos e modos (inclusive fora das temporadas eleitorais – conceito de campanha permanente).

 C e P 1_3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IV – Propaganda Eleitoral, definição:

Instância da Propaganda Política objetivando específicamente influenciar o proceso decisório do eleitor a fim de conquistar seu voto para uma certa candidatura (pessoa, grupo, partido etc) numa certa eleição.

C e P 1_4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ver também, Parâmetros para definição de:

Comunicação Política

Propaganda Política

Comunicação Eleitoral

Propaganda Eleitoral

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