Eleições e Espetáculo na Am. Latina – ECL028 (2018 1)

VIVA A SUÉCIA. POBRE BRASIL (EMEDIATO, L. F., 2014)
23/08/2015
FORMULÁRIO DE REVISÃO DE ARTIGO
12/09/2015
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO – ECO / UFRJ
Comunicação Social – Disciplina Complementar

ECL028 – ELEIÇÕES E ESPETÁCULO NA A. LATINA (30 h)
Terças-feiras, das 7h30 às 9h00

Sala: Laboratório de TV Experimental

Professor:
Marcelo Serpa


EMENTA:

Estudo da aplicação das técnicas de propaganda e do espetáculo aos processos político e eleitoral no planejamento de campanhas América Latina.


MATERIAL COMPLEMENTAR PARA A DISCIPLINA:

Ficha de Registro de Trabalhos Acadêmicos

Briefing do Trabalho Final

Opinião Individual – Fatores de Formação

Verbete: Opinião

Comunicação em Política


PROGRAMA:

Espetáculo, política e eleição

– Eleição e marketing

– Mobilização de massa

– Espetacularidade do voto

– Mudança

Opinião e política

– Opinião individual e pública

– Formação

– Voto é opinião

– Mudança, formação e disseminação da opinião individual e pública

– Formação da opinião

– Fatores determinantes

– Irradiação e encadeamento

Do poder, Da política E Do Estado

– Espetacularização do discurso

Estudo de Caso – Venezuela

– Um pouco de História – Venezuela

– Hugo Chávez – Perfil de um revolucionário

– O Referendo Revogatório

– Sufrágios pós referendo

Espetacularidade e América Latina

 

BIBLIOGRAFIA:

SERPA, Marcelo. Sufrágios Espetaculares: como Hugo Chávez conquistou a Venezuela. Rio de Janeiro: ECO/UFRJ (Tese de Doutorado), 2011. 380 p.

SERPA, Marcelo. Eleições Espetaculares: como Hugo Chavez conquistou a Venezuela. Rio de Janeiro: Contra Capa / Faperj, 2013. 208 p.

SERPA, Marcelo. PANKE, Luciana. (Orgs.). Comunicação Eleitoral: conceitos e estudos sobre as eleições presidenciais de 2010. E-book Internacional. Coleção Voto Hoje. Rio de Janeiro: Instituto CPMS Comunicação, 2011. 325 p. (ISBN 978- 85-64957008). Consultar em http://issuu.com/serpaufrj/docs/com_eleit_conceitos_e_estudos_sobre_as_elei__es_pr/1

PACHECO, Cid et.al. (org.). VOTO É MARKETING ? (II). Rio de Janeiro: Irradiação Cultural / UFRJ, 1998.

PACHECO, Cid et.al. (org.). VOTO É MARKETING ? (I). Rio de Janeiro: UFRJ, 1995.

Ver também:

Sete eleições presidenciais cruciais na américa-latina em 2014.
http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/7-eleicoes-presidenciais-cruciais-na-america-latina-em-2014