Expr. e Linguagens em Apresentações para PP (2017-1)

Proin non turpis sodales
06/07/2016
COLÓQUIO POLITICOM 2016 NO RIO
21/10/2016

Escola de Comunicação
Comunicação Social – Publicidade e Propaganda


ECS
Expressão e Linguagens em Apresentações para PP (30 hs)
Terças-feiras, das 11h00 às 12h50

SALA:
Auditório da CPM

PROFESSOR:
Marcelo Serpa


EMENTA DO CURSO:

Análise dos elementos que integram a expressão e linguagens das apresentações no ambiente publicitário.


BIBLIOGRAFIA:


BLINKSTEIN, Izidoro. Como falar em público: Técnicas de comunicação para apresentações. São Paulo: Ática, 2006. 190 p.

BUCHAN, Vivian. Como fazer apresentações com segurança: Um guia para o sucesso no mundo dos negócios. Rio de Janeio: Ediouro, 1995. 127 p.

BURROWS, Terry. Como criar apresentações. São Paulo: Publifolha, 2000. (Sucesso Profissional).

CESAR, Cyro. Como falar no rádio: Pratica de locução AM / FM. 9. ed. São Paulo: Ibrasa, 1990. 144 p.

ESCUBERO, Ana Isabel Córcoles. Cómo realizar buenos informes: sorprenda con informes claros directos y concisos. Madrid: Fundación Confemetal, 2007. 135 p.

FRANK, Milo O. Como apresentar as suas ideias em 30 segundos ou menos. 12. ed. Rio de Janeio: Record, 1999.

GALLO, Carmine. Faça como Steve Jobs: E realize apresentações incríveis em qualquer situação. São Paulo: Lua de Papel, 2010. 227 p.

GALVÃO, Joni; ADAS, Eduardo. Super Apresentações: Como vender ideias e conquistar audiencias. São Paulo: Panda Books, 2011. 184 p.

HINDLE, Tim. Como fazer apresentações. 2. ed. São Paulo: Publifolha, 1999. (Sucesso Profissional).

LESTER, Alison. Como fazer apresentações irresistíveis. São Paulo: Universo dos Livros, 2010. 160 p.

LOJA, Nei. Apresentações vencedoras. Rio de Janeiro: Record, 2004. 308 p.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2009. 249 p.PEÑA, Antonio Ontoria; PASTOR, Ana Ballesteros; BUENADICHA, Inmaculada Martin. Mapas conceptuales: una tecnica para aprender. 11. ed. Madrid: Narcea, 2001. 207 p.

PINCUS, Marilyn. Como projetar uma imagem positiva: um guia para o sucesso no mundo dos negócios. Rio de Janeio: Ediouro, 1995.

POLITO, Reinaldo. Assim é que se fala: Como organizar a fala e transmitir ideias. 23. ed. Rio de Janeio: Saraiva, 2001. 224 p.

SAMPAIO, Mônica. Curso de locução dirigida para todas as profissões. Rio de Janeiro: Brasport, 1999. 190 p.

SAMPSON, Eleri. 30 minutos para causa uma boa impressão: Descubra como obter o máximo de sua aparência e apresentação pessoal em apenas 30 minutos de leitura. São Paulo: Clio, 1997. 63 p.

SANCHEZ, Jose Luis Garcia. Lenguage Audiovisual. México: Pearson Education, 1996. 78 p.

SHINYASHIKI, Roberto. Os segredos das apresentações poderosas: pessoas de sucesso sabem vender suas ideias, projetos e produtos para qualquer platéia. São Paulo: Gente, 2012. 214 p.

SHIPSIDE, Steve. Você sabe fazer uma boa apresentação?: Expresse-se com confiança e cause grande impacto. São Paulo: Senac, 2009. (Dia a dia no trabalho).

WEINSCHENK, Susan M.. Apresentações Brilhantes: 100 coisas que você precisa saber sobre as pessoas para se comunicar bem. Rio de Janeio: Sextante, 2014. 288 p.

ZELAZNY, Gene. Comunicação visual para executivos: utilizando gráficos como ferramenta poderosa de trabalho. São Paulo: Futura, 1997. 203 p.


OBJETIVOS:
Transmitir informações básicas sobre o processo integrado da Comunicação, da Propaganda e do Marketing, visando propiciar ao discente:
– Compreensão sumária da estrutura e da dinâmica do processo;
– Elementos para a avaliação técnica expedita da peça de comunoicação quanto às suas Expressões e Linguagens.


PROCESSOS DIDÁTICOS:
– Palestras
– Projeção de data show
– Exibição de peças comunicação impressas e eletrônicas
– Laboratório: exercícios de treinamento nos processos de preparação e execução e avaliação de apresentações como peças de comunicação
– Exercícios de execução e crítica


INSTRUÇÕES METODOLÓGICAS:
– Exposição integrada dos assuntos de Comunicação, Propaganda e Marketing
– Opção pelo máximo de informação em detrimento da redundância
– Alternância da exposição teórica com apresentação de casos reais exemplificando a aplicação conceitual
– Treinamento da percepção e da avaliação de peças de comunicação
– Esquematização gráfica dos conceitos (sempre que possível)


PROGRAMA:
Unidades Didáticas / Objetivos específicos / Conteúdos:

Conceitos fundamentais de Comunicação aplicado às Apresentações:
compreender as apresentações no contexto do processo da comunicação mercadológica.
– Histórico sumário
– A narrativa de alto impacto e a força da mensagem
– Papel da narrativa nos negócios
– Conceito de storytelling
– Descrição do processo de narrativa aplicado às apresentações
– Modelos básicos – apresentação no estado-da-arte

Conceito de Apresentação no estado-da-arte:
compreender e aplicar o conceito.
– Histórico sumário
– O que é
– Como se faz
– Descrição do processo
– Modelos básicos.

O processo:
conhecer as bases técnicas da expressão e das linguagens da narrativa de alto impacto nas apresentações.


AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM:
Os alunos matriculados são submetidos a um Plano de Trabalhos Práticos que objetiva avaliar a aplicação direta dos conceitos teóricos expostos ao longo do curso, através de treinamento elementar especialmente na preparação e execução de apresentações. Para cada trabalho proposto, basicamente, os alunos executarão as fases principais da atuação publicitária, quais sejam, a) coleta de informações mercadológicas e publicitárias, elaboração e/ou interpretação do briefing, diagnóstico, preparação e execução da Apresentação e, finalmente, a avaliação.

Ao final do curso os alunos terão produzido e exposto pelo menos uma apresentação de alto impacto que servirá de base para sua sua avaliação no curso. De maneira geral, os trabalhos propostos serão previstos para realização em Duplas e em Grupo (de até 06 alunos).