Jobs Anúncio: Técnicas Expressão e Linguagens

Eleições e Espetáculo na Am. Latina – ECS502 (2019 1)
07/03/2019
Jobs Anúncio 2019: Técnicas Expressão e Linguagens
07/03/2019

AVALIAÇÃO DE FINAL DE CURSO   ­

Professor Marcelo Serpa, Ph.D.
ECO / UFRJ

AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM:
 

Os alunos matriculados no curso são submetidos a um Plano de Trabalhos Práticos que objetiva avaliar a aplicação direta dos conceitos teóricos expostos ao longo do curso, através de treinamento elementar especialmente na avaliação de peças de comunicação, mas também na execução de tarefas concernentes à sua criação e execução, com ênfase no briefing, no planejamento e na avaliação. 

Para cada trabalho proposto, basicamente, os alunos executarão as fases principais da atuação publicitária, quais sejam, a) coleta de informações mercadológicas e publicitárias, elaboração e/ou interpretação do briefing, e a avaliação.

Ao final do curso os alunos terão reunido peças que vão compor um pequeno Portfólio a ser apresentado para efeito da sua avaliação no curso.

De maneira geral, os trabalhos propostos serão previstos para realização em Duplas e em Grupo (de até 06 alunos).

A qualidade física da apresentação dos trabalhos escritos (papel, digitação, ordenação, limpeza, acondicionamento nos portfólios etc.) será considerada para efeito de avaliação dos trabalhos.

A data de entrega dos portfólios será agendada em sala de aula.

O portfólio será composto pelos seguintes trabalhos a serem dispostos e apresentados na ordem em que estão listados.

1º Job  :
Avaliação de Anúncio
Princípio da Empatia

2 anúncios / Dupla ou Grupo

Vamos testar o nosso entendimento dos Princípios Gerais do Anúncio, a começar pelo princípio da empatia. Escolha anúncios, veiculados em mídia impressa ou eletrônica. Um que, na sua opinião, seja um exemplo de boa aplicação e outro de má aplicação do princípio da empatia.

Você vai se imaginar na posição de um Diretor de Arte (de uma agência), ou Diretor de Propaganda (responsável pela publicidade de uma empresa/produto). Anexe aos anúncios que você selecionou um texto (de até uma lauda por anúncio) que explique porque o anúncio é bom / mau no que diz respeito ao princípio da empatia.

2º Job :
Avaliação de Anúncio
Princípio da Quantidade Crítica de Informação
 

2 anúncios / Dupla ou grupo

Testemos o nosso entendimento dos Princípios Gerais do Anúncio, em particular do Princípio da Quantidade Crítica de Informação. Escolha anúncios, veiculados em midia impressa ou eletrônica. Um que, em sua opinião, seja um exemplo de boa aplicação e outro de má aplicação, do Princípio da Quantidade Crítica de Informação.

Você vai se imaginar na posição de um Diretor de Arte (de uma agência), ou Diretor de Propaganda (responsável pela publicidade de uma empresa/produto). Anexe aos anúncios que você selecionou um texto (até uma lauda por anúncio) que explique porque o anúncio é bom / mau no que diz respeito ao Princípio da Quantidade Crítica da Informação.

3º Job :
Avaliação de Anúncio
Princípio do Prazer
 

10 anúncios / Dupla ou grupo

Teste agora o nosso entendimento dos Princípios Gerais do Anúncio, em particular do Princípio do Prazer. Escolha dez anúncios veiculados em mídia impressa ou eletrônica. Cinco que, em sua opinião, sejam exemplos de boas aplicações do Princípio do Prazer, em particular pelos quesitos da Humanização, do Ponto Focal Único, do Produto em Uso, do Realismo e da Positividade (um para cada quesito). E cinco que em sua opinião, sejam exemplos de más aplicações do Princípio do Prazer, em particular pelos quesitos da Humanização, do Ponto Focal Único, do Produto em Uso, do Realismo e da Positividade (um para cada quesito).

Você vai se imaginar na posição de um Diretor de Arte (de uma agência), ou Diretor de Propaganda (responsável pela publicidade de uma empresa/produto). Anexe aos anúncios que você selecionou um texto (até uma lauda por anúncio) que explique porque os anúncios são bons/maus no que diz respeito ao Princípio do Prazer em seus respectivos quesitos.

4º Job :
Avaliação de Anúncio
Princípio da Relação Produto Consumidor

18 anúncios / Dupla ou grupo.

Vamos testar o nosso entendimento dos Princípios Gerais do Anúncio, em particular do Princípio da Relação Produto Consumidor. Escolha dezoito anúncios, veiculados em mídia impressa ou eletrônica. Nove que, em sua opinião, sejam exemplos de boa aplicação de cada caso relacionado ao Princípio da Relação Produto Consumidor. E nove que sejam exemplos de má aplicação de cada caso relacionado ao Princípio da Relação Produto Consumidor.

Você vai se imaginar na posição de um Diretor de Arte (de uma agência), ou Diretor de Propaganda (responsável pela publicidade de uma empresa/produto). Anexe aos anúncios que você selecionou, um texto (até uma lauda por anúncio) que explique porque o anúncio é bom / mau, no que diz respeito a cada Princípio da Relação Produto Consumidor.

5º Job :
Avaliação de Campanha



Grupo de até 06 alunos

O grupo elegerá uma campanha de empresa e/ou produto para ser objeto de estudo de um plano de comunicação, baseado nos ensinamentos de sala de aula. A base do estudo será a emissão de um briefing (vide modelo de briefing criativo da DPZ, examinado em classe.

O Grupo irá expor o histórico do problema, iniciativas básicas propostas para a sua resolução, decisões estratégicas de comunicação, sugestões de alternativas de peças etc. É desejável (embora não obrigatória) apresentação de um plano indicativo mídia sumarizado relativo à campanha / peças. É desejável apresentação de avaliação das peças sugeridas.

Também devem ser explicitados os objetivos de comunicação da campanha e de suas respectivas peças, os targets preferenciais (públicos-alvo), enfim, todos os requisitos de um bom briefing de comunicação (mesmo que em carater especulativo, desde que informado).

Todos os trabalhos deverão ser apresentados em papel e em meio digital.

Os Jobs de 1 a 4, individuas ou em dupla, comporão a primeira nota do semestre.

O Job 5, em grupo comporá a segunda nota, sendo a nota final resultante da média das duas notas do semestre.

Bom trabalho.

Professor Marcelo Serpa, D. Sc.
ms@marceloserpa.com.br