Micro-seminários – Eleições Espetaculares na América Latina

Eleições espetaculares na América Latina – ECL028 (2014 2)
05/08/2014
Marketing Eleitoral, a origem. (SERPA, 2014)
10/08/2014

1. Objeto
Seminários condensados e sumários constantes de uma serie organizada de exposições dos Alunos, em grupos, sobre o tema Eleições e Espetáculo na América Latina.

2. Objetivos

a) Organizar os Alunos em grupos-de-leitura analítica e interpretativa de artigos, notícias, sites e livros básicos, especializados e relevantes para o estudo do tema Eleições na América Latina.

b) Propiciar à Turma, como um todo, o conhecimento dessas eleições, através da exposição condensada de cada uma, pelo respectivo grupo-leitor.

c) Conseguir, assim, que a Turma tome conhecimento, ainda que sumário, dessas eleições e se estimule a sua posterior leitura e investigação.

3. Instruções

Serão observados os seguintes procedimentos:

3.1 O trabalho será realizado em grupos de até 5 (cinco) alunos cada um.

3.2 Cada grupo escolherá, por consenso (ou sorteio), o caso a descrever, dentre os indicados. Ou de outros de sua escolha, desde que estritamente concernentes à Eleições latino-americanas.

3.3 Da leitura e estudo, em grupo, do caso escolhido, os Alunos produzirão um resumo seletivo, i.e, centrado no objetivo do Seminário.

3.4 O resumo se fará pela concentração nos aspectos estritamente concernentes aos mecanismos e/ou conceitos específicos da Comunicação Eleitoral. Outros aspectos do Processo Eleitoral, não concernentes à Comunicação, não se constituirão em objeto principal do resumo.

3.5 O resumo será exposto pessoalmente, pelo grupo, diante da Turma, no formato convencional, a saber:

– Para cada grupo expositor;

a) 20 minutos de relato (exposição central) que pode servir-se de recursos auxiliares, livremente.

b) 10 minutos de resposta a perguntas e debates suscitados pelos alunos assistentes, i.e, dos outros Grupos, formal e ordenadamente.
– Cada grupo expositor coordenará a logística do seu próprio segmento.

3.6 Os resumos escritos devem restringir-se a, no máximo, até 10 (dez) laudas datilografadas a espaço 2(dois), podendo usar linguagem esquemática, quadros sintéticos etc, visando constituir-se mais num guia ou índice referencial do que, a rigor, num texto expositivo contínuo.

3.7 Os micro-seminários serão realizados ao final do Curso, em 2 (duas) aulas sucessivos, a serem fixadas oportunamente, em apresentação formal, em auditório apropriado ou em sala de aula.

3.8 Os graus de avaliação serão atribuídos, conforme definição do professor da disciplina, a posteriore:

a) Pelo professor da disciplina;

b) Por uma banca constituída pelo Professor da disciplina, um outro Professor da ECO, um profissional atuante no setor.

b) Pela própria turma, através da avaliação individual, em planilhas-padrão que lhe serão fornecidas.

3.9 Os Grupos deverão apresentar seu resumo por escrito posteriormente (até o último dia de aula do semestre ou após sua exposição).

3.10 Será objeto de avaliação não apenas o conteúdo da exposição, mas também a qualidade formal da apresentação, oral e escrita.

TÍTULOS REFERÊNCIA (primeira sugestão)

1. SERPA, Marcelo. Eleições Espetaculares. Rio de Janeiro: Contra Capa / Faperj, 2013. 108 p

2. PANKE, Luciana. SERPA, Marcelo (Orgs). Comunicação eleitoral: conceitos, estudos, sobre as eleições presidenciais de 2010. E-book internacional. Coleção Voto Hoje. Rio de Janeiro: Instituto CPMS Comunicação, 2011. 325 p.

Nos Bastidores da Política (2 Livros)

3. EXPEDITO (B. dos Santos) Filho. Crônica de uma Vitória (Campanha Fernando Henrique)

4. MEDEIROS, Alexandre. Crônica de um Sonho (Campanha Lula) Rio, Objetiva, 1994. 148 e 210 p.

5. GADELHA, Hayle. Diário de Campanha: como o melhor prefeito do Brasil virou Governador. Rio, Internad, 1998. 64p.

6. NEUMANNE, José. Atrás do Palanque. Bastidores da Eleição 1989. São Paulo, Siciliano, 1989. 175 p.

7. PAOLOZZI, VÍTOR (Sérvulo da Cunha). Murro na Cara: – O jeito americano de vencer eleições. Rio, Objetiva. 1996. 253p.

8. outros de abordagem eleitoral, sob consulta prévia junto ao professor.