Política, espiritualidade e dádiva. Evandro Vieira Ouriques (201X)

Princípios morais
10/08/2014
Livro da Política, O. KELLY, Paul. São Paulo: Globo, 2013. 352 p.
19/08/2014

Fichamento. SERPA, Marcelo. 2014.

OURIQUES, Evandro V. Política, Espiritualidade e Dádiva. p. 144-190
In: Comunicações do ISER n. 63. Ano (???) MIR, memória, ações e perspectivas do Movimento Inter-religioso do Rio de Janeiro.

 

P. 145

Desafio na dimensão política

“libertar o homem da desgraça da exploração econômica e da escravização social e política” (CHOMSKY, Noam. Notas sobre o anarquismo. São Paulo: Editora Imaginário e Sedição Editorial, 2004 p. 41).

 

Democracia – Princípios

[…] princípios básicos de qualquer democracia: transparência, controle público, justiça social, equidade econômica e segurança ambiental.

 

Direitos à assistência x Esmola

O conceito, repito, implica em que os direitos à assistência, garantidos pelo Estado previdenciário, tenham sido substituídos pela esmola e pelo patrocínio, que recuam a cada experiência econômica denominada “crise”[…]

 

Liberdade, vontade e formação da vontade

A liberdade política não pode se resumir no direito de exercer a própria vontade. Ela reside igualmente no direito de dominar o processo de formação dessa vontade” (MATTELART, 2003:187). MATTELART, Armand. (2003), História das Teorias da Comunicação. São Paulo: Edições Loyola, 2003. p. 187)

 

Matar x sacrificar

(sobre o consumo de carne, que apresenta como visto uma sequência facilmente transponível para o nível social, segundo Ouriques)

“talvez a verdade resida no conceito de que é mau matar por divertimento, mas não sacrificar as formas mais baixas da vida para o serviço das mais altas” (TESOURO DA JUVENTUDE. Volume 07. W. M. Jackson, Inc. Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Recife, 1958. P. 303)

 

P. 146

Consumo e fetichismo

[…] como funciona o consumo, senão pelo deslocamento de alguns atributos da dádiva (excedente, aparecimento, inesperado, desperdício, criação) para os produtos e serviços?

 

P. 147

Perda e amadurecimento

Godbout, em seu livro extraordinário escrito com a colaboração de Allain Caillé, lembra que “nas ciências humanas, somente a psicanálise é sensível ao fato de que é preciso perder a mãe e renunciar a ela para se tornar adulto, experiência essencial a todo ser humano. (GODBUT, Jacques. O Espírito da Dádiva. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1999. P. 254)

 

P. 148

Dualismo espiritualidade matéria

[…] originário, em grande parte, do paradigma judaico-cristão, consequência da máquina- de-fazer-dois que é o Ocidente, como bem diz Marcio Tavares d’Amaral.