MS / Acadêmico

Marcelo Serpa, D.Sc. 
Estratégia, Pesquisa e Opinião Pública 


06fa50_b0103d230ea740ca91c71d1617c75799

UFRJ ECO NUMARK

Captura de Tela 2017-03-10 às 19.26.41

Marcelo Serpa é  Professor e Pesquisador da UFRJ e convidado de diversas Universidades do país e do exterior, com formação em economia, marketing, comunicação e cultura:

  • doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ, 2011, 2002);
  • especialista em marketing pelo programa avançado de marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (PAM/ESPM/RJ, 1994);
  • bacharel em ciências econômicas pelas Faculdades Integradas Bennett do Rio de Janeiro (FIB-RJ, 1986);
  • na graduação é integrante do corpo docente da ECO – UFRJ, onde ministra diversas disciplinas para os cursos de publicidade e propaganda, entre elas, Comunicação Política-Eleitoral, e coordena o NUMARK – Núcleo de Marketing da ECO;
  • na pós-graduação, é pesquisador do NETCCON/CPGM – Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da UFRJ, e do NIS – Núcleo de Inclusão Social do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – IFICS e atua como diretor da ALICE – Asociación Latino Americana de los Investigadores de Campañas Electorales (desde 2011) e da POLITICOM – Sociedade Brasileira dos Profissionais e Pesquisadores e de Comunicação e Marketing Político (desde 2011);
  • professor convidado da Fundação Getúlio Vargas – FGV, do Centro de Estudos de Pessoal do Exército – CEP/FDC e diversas universidades brasileiras e latino-americanas, onde participa de diversos cursos, e como conferencista convidado, de diversos congressos, seminários, e encontros de comunicação no país e na América Latina;
  • também atua como dirigente e filiado a diversas associações como AAPC, ABCOP, ALACOP, ALAIC, ALICE, POLITICOM;
  • e na publicação de livros, artigos e sites temáticos (marketing, propaganda e ciência eleitoral).

Ver também: