MS / Histórico

Marcelo Serpa, D.Sc. 
Estratégia, Pesquisa e Opinião Pública 


 

MS

MAIS DE TRINTA ANOS
DE ATUAÇÕES
BEM SUCEDIDAS

Consultor em Comunicação Política e Eleitoral, Marcelo Serpa é reconhecido como estrategista e analista de pesquisas, requisitado por institutos, universidades, instituições públicas e privadas, partidos políticos, sindicatos e associações.

No mercado desde 1983, a  partir de 1993, Marcelo Serpa representa a terceira geração de publicitários que integra a cadeia de transmissão de conhecimento das primeiras eleições brasileiras com orientação mercadológica.

Em 1954, Aminthas de Barros, um baluarte da política tradicional, foi derrotado por um engenheiro desconhecido, Celso Azevedo, para a prefeitura de Belo Horizonte. A Campanha foi criada e executada em cinco semanas, por João Moacir de Medeiros.

Cid Pacheco recebe e aperfeiçoa a técnica desta primeira campanha brasileira marketing orientada e, já́ em 1960, participa ativamente da campanha vitoriosa de Magalhães Pinto que derrota o favorito Tancredo Neves.

A partir de 1993 inicia-se a associação técnica Cid Pacheco e Marcelo Serpa que originou o iCPMS – Instituto CPMS de Pesquisa em Comunicação Política-Eleitoral, com centenas de projetos eleitorais bem sucedidos.

Como Consultor Independente desde 1993

Cid Pacheco – publicitário pioneiro do marketing eleitoral brasileiro, forma uma associação técnica com Marcelo Serpa (iCPMS), para juntos desenvolverem dezenas de campanhas bem sucedidas. A partir de 2008, ano de falecimento do saudoso professor, Marcelo Serpa segue atuando ao lado dos melhores especialistas do Brasil e da América Latina. Conta hoje, em dezenas de projetos eleitorais exitosos.

– De 1993 a atual – iCPMS – Instituto CPMS de Comunicação Política e Eleitoral;

– De 1993 a 2008 – quinze anos de associação técnica com o Professor Cid Pacheco;

– De 1990 a 1993 – Grupo SERVENCO – Assessor especial de marketing, com reporte direto à presidência, operando nos setores de administração imobiliária (locação e condomínios) e administração hoteleira (rede Rio Flat Service).

– De 1983 a 1990 – Grupo UNIBANCO – Atuação nos bancos de investimento e comercial, com passagens nas áreas de análise de investimentos, comerciais e de marketing. Reporte direto a diretoria e presidência. Gerência de produto do Electronic Bank (office banking e home banking).


Ver também: