MS / Publicações

Marcelo Serpa, D.Sc.
Estratégia, Pesquisa e Opinião Pública


Captura de Tela 2017-03-10 às 19.26.41

Marcelo Serpa é autor de livros, artigos e sites temáticos (nas áreas de marketing, propaganda e ciência eleitoral), dentre outros:

  • SERPA, Marcelo. Eleições Espetaculares: como Hugo Chaves na conquista da Venezuela. Rio de Janeiro: Contra Capa/Faperj/UFRJ, 2013
  • SERPA, Marcelo. Sufrágios Espetaculares: como Hugo Chávez conquistou a Venezuela. Rio de Janeiro: ECO/UFRJ (Tese de Doutorado), 2011
  • SERPA, Marcelo. PANKE, Luciana. (Orgs.). Comunicação Eleitoral: conceitos e estudos sobre as eleições presidenciais de 2010. E-book Internacional. Coleção Voto Hoje. Rio de Janeiro: Instituto CPMS Comunicação, 2011. 325 p. (ISBN 978- 85-64957008).
  • Dicionário Internacional de Comunicación Política y Electoral de la Asociación Latinoamericana de los Investigadores de Campañas Electorales. Madrid: ALICE, 2014. No prelo.
  • Consultoria editorial e de marketing na edição do livro “Voto é Marketing II” (organização de Cid Pacheco. Editora Irradiação Cultural / Publique, 1998);
  • Dezenas de artigos publicados. Ver no BLOG do Serpa
  • Conselho editorial da Revista Más Poder Local, do Departamento de Comunicação Politica e Institucional da Fundação Ortega-Marañon (Madrid).

 


Meus Livros

Captura de Tela 2017-03-10 às 14.06.15

Eleições Espetaculares:
Como Hugo Chávez conquistou a Venezuela

ISBN- 978 85 77401307

Eleições Espetaculares investiga a relativização da importância do discurso político nos processos eleitorais contemporâneos. E examina a espetacularização das eleições latino-americanas.

A visão do marketing político é, por sua natureza, despolitizada, mas cheia do glamour inerente à sociedade de consumo, onde o político é um “produto” a ser escolhido como parte integrante do processo eleitoral de massa.

Conta, ainda, a história de um país, da sua construção democrática e da sua conquista pelo seu mais recente líder, Hugo Chávez, por mais de uma década vencendo as eleições e referendos venezuelanos.

SERPA, Marcelo. ELEIÇÕES espetaculares:
como Hugo Chávez conquistou a Venezuela.
Rio de Janeiro: Contra Capa / Faperj, 2013.
Clique aqui para COMPRAR

 

Comunicação Política:Captura de Tela 2017-03-10 às 14.06.32 conceitos e estudos sobre as eleições presidenciais em 2010

ISBN-978 85 64957008

Comunicação Política congrega pesquisadores e profissionais de vários países com o intuito de reunir olhares e saberes, num mesmo espaço, sobre os conceitos e estudos da eleição presidencial brasileira de 2010.

PANKE, L. SERPA, M. (Orgs).COMUNICAÇÃO POLÍTICA: conceitos e estudos sobre as eleições presidenciais em 2010.  Coleção Voto Hoje. Rio de Janeiro: iCPMS, 2011.
Clique aqui para BAIXAR

 

 

 


Ver também: